Malmequer


Pandereiteir@s e festeir@s da beira atlántica da Galiza


Malmequer
malmequer.vigo@gmail.com
 GAVETAS
 OS SERÁNS (Sección de consulta)
 FOTOS PARA A HISTORIA
 LIGAZÓNS
 BUSCADOR
 BUSCAR BLOGS GALEGOS
 ARQUIVO
 ANTERIORES

Vinhais Fest 2008 (Tras os montes-Portugal)
Este festival, iniciativa da Câmara Municipal, vai realizar-se nos dos 29 e 30 de Agosto pretendendo suscitar a adesão dos públicos amantes das músicas de raiz contribuindo simultaneamente para a promoção e divulgação das terras de Vinhais.

O VINHAIS FEST 2008 iniciará as suas actividades musicais no novo Parque Verde no dia 29 de Agosto com um concerto dos TRASGA (www.myspace.com/trasga), um grupo oriundo do Planalto Mirandês e que apresenta uma proposta de revitalização das músicas tradicionais do Nordeste Transmontano que tem vindo a ser muito bem recebida e amplamente aplaudida pela crítica da especialidade. De seguida, subirá ao palco MERCEDES PÉON (www.mercedespeon.es), acompanhada por um grupo de excelentes músicos e instrumentistas, para porventura provar a quem ainda não a conhece que é uma das mais expressivas e criativas figuras da cena folk das vizinhas terras da Galiza, com uma proposta que projecta as músicas tradicionais da sua terra para os campos expressivos da chamada world music. Para logo mais, a fechar os concertos da noite, se apoderarem do palco os extremenhos LOS NIÑOS DE LOS OJOS ROJOS (www.bandas-sonoras.com), para serviram um cocktail musical verdadeiramente explosivo em termos de comunicação e participação colectiva. Quando surgiram, a imprensa saudou com grande entusiasmo esta proposta vanguardista que misturava as expressões musicais tradicionais irlandesas, gregas ou balcânicas com os ritmos do hip hop, do ska, do funk, do rap e do rock.

No dia 30 de Agosto, os concertos no Parque Verde iniciam-se com os UHF (www.uhfrock.com), uma banda pioneira do rock em Portugal, com uma permanência em cena a todos os títulos surpreendente - estão a comemorar três décadas de existência com a digressão intitulada "30 Anos Ligados à Corrente"! - e que irão apresentar um espectáculo especialmente preparado para o VINHAIS FEST 2008, em estreia absoluta. Seguir-se-á a prestação de um violinista manchega que faz parte da Orquestra Sinfónica de Cork, na Irlanda, de seu nome JUDITH (www.judithmateo.com), acompanhada por uma banda de virtuosos instrumentistas, vindo a comprovar-se porque razão a imprensa e o público a aclamaram como a grande revelação da música celta por terras ibéricas. E, a fechar os concertos da noite, os escoceses WOLFSTONE (www.wolfstone.co.uk), com uma proposta de folk-rock que não deixará ninguém quieto ou parado no recinto do Parque Verde. Autêntica instituição na cena folk da Escócia, os WOLFSTONE fazem de cada concerto um acto de total entrega à vertigem dos sons e à embriaguez da comunicação. Um fecho que perdurará na memória de todos quantos - e esperemos que sejam mesmo muitos! - assistirem ao seu enérgico show de hard-folk-rock celta, como gostam de lhe chamar!

Completam o programa do VINHAIS FEST 2008 várias actividades paralelas (exposições, desfiles de gaiteiros, conferências e mostra de produtos da aterra e artesanato), dando-se especial atenção à divulgação das potencialidades turísticas da região de Vinhais.

PROGRAMA GERAL

Recinto Principal: Parque Verde

Sexta - 29
22h30: Trasga (Portugal)
23h30: Mercedes Péon (Galiza)
01h00: Los Niños de Los Ojos Rojos (Extremadura)

Sábado - 30
22h30: UHF (Portugal)
23h30: Judith (Castilla La Mancha)
01h00: Wolfstone (Escócia)

Animação de Rua

Sexta - 29 22h00: Desfile dos Gaiteiros de Vinhais
Sábado - 30 22h00: Desfile dos Gaiteiros de Moimenta

Outras Actividades Paralelas

Exposição Tradições Musicais de Vinhais: Bibliografia e Discografia
Organização: Câmara Municipal de Vinhais
Local: Posto de Turismo de Vinhais
Sexta/Sábado/Domingo

Exposição A Máscara Ibérica
Organização: Progestur
Local: Casa da Música de Vinhais
Sexta/Sábado/Domingo

Conferência Máscaras e Mascarados de Ousilhão
Organização: Câmara Municipal de Vinhais
Local: Casa da Música de Vinhais
Sábado: 18h00

Recinto Artesanato e Produtos da Terra, Livros e Discos
Organização: Câmara Municipal de Vinhais
Local: Recinto Principal dos Concertos
Sexta/Sábado: Noites

Prezo: 10€/día
Comentarios (0) - Categoría: Festivais - Publicado o 29-08-2008 10:05
# Ligazón permanente a este artigo
Chuza! Meneame
Deixa o teu comentario
Nome:
Mail: (Non aparecerá publicado)
URL: (Debe comezar por http://)
Comentario:
© by Abertal
free web counter

contador de malmequeriáns dende o 1 de marzo 2007








Galiza

Malmequer