Malmequer


Pandereiteir@s e festeir@s da beira atlántica da Galiza


Malmequer
malmequer.vigo@gmail.com
 GAVETAS
 OS SERÁNS (Sección de consulta)
 FOTOS PARA A HISTORIA
 LIGAZÓNS
 BUSCADOR
 BUSCAR BLOGS GALEGOS
 ARQUIVO
 ANTERIORES

9º Festival Intercéltico de Sendim (Portugal)

9º Festival Intercéltico de Sendim
Terras de Miranda

1, 2 e 3 de Agosto de 2008


PROGRAMA

Actividades Musicais
Parque das Eiras

1-Sexta
22h00: GINGA portugal
23h15: SKANDA astúrias
00h30: LUAR NA LUBRE galiza

2-Sábado
22h00: KEREKES BAND hungria
23h15: VOANERGES ucrânia
00h30: SHOOGLENIFTY escócia

3-Domingo
22h00: PICA TUMILHO terra de miranda

Casa da Cultura 2 – Sábado 16h00: Gaiteiros da Família Fernandes
18h00: Evocação do Tamborileiro Virgílio Cristal

Actividades Paralelas

Taberna dos Celtas (madrugadas de 1 e 2 depois dos concertos)
Viver as Madrugadas em Festa - Música e Imagens

Parque das Eiras (durante os concertos)
Artesanato e Produtos da Terra, Discos, Livros e Instrumentos Musicais

Centro de Música Tradicional (dia 2: 12h00)
Apresentação de Discos e Livros


…porque a folk merece um festival assim!

Numa iniciativa do Centro de Música Tradicional Sons da Terra, vai realizar-se entre 1 e 3 de Agosto de 2008, na vila de Sendim, concelho de Miranda do Douro, o 9º FESTIVAL INTERCÉLTICO DE SENDIM, tendo como objectivos principais a divulgação das músicas folk e tradicionais, contribuindo ao mesmo tempo para a promoção das terras mirandesas do Nordeste Transmontano.

Trata-se de um evento maioritariamente apoiado por todos quantos, vindos das mais diversas terras portuguesas bem como das vizinhas terras castelhano-leonesas, galegas e asturianas, aqui se deslocam, ano após ano, para viver as celebrações intercélticas em ambientes únicos de convívio colectivamente partilhado.

Para esta nona edição, o FESTIVAL INTERCÉLTICO DE SENDIM optou por uma programação centrada nos diálogos interculturais, indo justamente ao encontro do multiculturalismo que marca os tempos que correm. Trata-se, uma vez mais, de corresponder, na medida do possível, às sugestões do público bem como de divulgar as mais expressivas linhas de renovação da folk europeia.

Os concertos no Parque das Eiras, onde se encontrará instalado o palco principal do festival, iniciam-se no dia 1 de Agosto, com um concerto do grupo português GINGA, uma formação vendedora em 2004 do prestigiado concurso Eurofolk que actualiza as músicas de raiz com grande energia e poder de comunicação com o público. O que também sucede – e de que maneira! – com o grupo seguinte, os asturianos SKANDA, com uma proposta musical que não importa se é folk celta ou folk mestiço porque, de facto, pouco importa o rótulo se a proposta que nos apresentam é uma inequívoca prova de força e de compromisso. E a noite acabará com a excelente representação da Galiza, o grupo LUAR NA LUBRE, uma verdadeira instituição musical da folk europeia, com uma música que nos faz viajar pelos mais sedutores e encantatórios paraísos da grande terra celta!

No sábado, dia 2 de Agosto – consagrado às grandes e multinfluenciadas viagens da folk europeia –, a noite começa com o grupo húngaro KEREKES BAND, apresentando um verdadeiro caldeirão cultural, numa viagem musical fantástica que liga o punk, o funk e a dança com a música tradicional da Hungria. E do mesmo modo assumindo o gosto pelas ousadias criativas e cruzamentos interculturais, a segunda proposta da noite avança para as fisicamente distantes mas culturalmente próximas terras ucranianas, com os sons do grupo VOANERGES, que os críticos dizem tocar uma mistura de rock, funk, world, gospel, rap, música atmosférica, folk étnico…mas que eles insistem em ser simplesmente neofolk-rock! E de ousadia em ousadia chegaremos ao final da noite com os surpreendentes escoceses SHOOGLENIFTY, com a certeza da embriaguez dos ritmos a tomar conta de todos, com uma música que não raro continuam a designar com inegável sentido de humor: acid croft… techno-cet… hypno-folkadelic ambient trad… Para nós basta shoogle sound!

E no domingo, dia 3 de Agosto, a mítica banda sendinesa de rock agrícola, PICA TUMILHO, que celebra os seus 10 anos de vida com a edição de um novo trabalho discográfico, que estreia no FESTIVAL INTERCÉLTICO DE SENDIM, num concerto gratuito para todos quantos ao mesmo queiram assistir. Cantam em mirandês, falam da vida rural nas comunidades rurais, assumem a endémica teatralidade do rock e fazem da cada concerto um verdadeiro acontecimento transgeracional.

Das várias actividades paralelas previstas destacam-se os concertos (a realizar na tarde de sábado, dia 2 de Agosto, na Casa da Cultura de Sendim) de homenagem aos Gaiteiros da Família Fernandes bem como de evocação do tamborileiro Virgílio Cristal, bem como as indescritíveis madrugadas na Taberna dos Celtas.

www.intercelticosendim.com
Comentarios (0) - Categoría: Festivais - Publicado o 28-07-2008 10:09
# Ligazón permanente a este artigo
Chuza! Meneame
Deixa o teu comentario
Nome:
Mail: (Non aparecerá publicado)
URL: (Debe comezar por http://)
Comentario:
© by Abertal
free web counter

contador de malmequeriáns dende o 1 de marzo 2007








Galiza

Malmequer