Malmequer


Pandereiteir@s e festeir@s da beira atlántica da Galiza


Malmequer
malmequer.vigo@gmail.com
 GAVETAS
 OS SERÁNS (Sección de consulta)
 FOTOS PARA A HISTORIA
 LIGAZÓNS
 BUSCADOR
 BUSCAR BLOGS GALEGOS
 ARQUIVO
 ANTERIORES

11.ª edição do Palheta Bendita Santo Tirso-Portugal)
Câmara Municipal de Santo Tirso e a Escola de Gaitas da Ponte Velha da Associação Cultural Tirsense organizam, entre 3 e 5 de fevereiro, a 11.ª edição do Palheta Bendita, na Fábrica de Santo Thyrso.

O evento arrancará na sexta, dia 3, com oficinas construção de instrumentos musicais singelos nos estabelecimentos escolares do concelho, pelo músico Napoleão Ribeiro.
No mesmo dia, às 21h30m, já na Fábrica de Santo Thyrso, José Moças, da editora Tradisom, apresentará a série da RTP O Povo que Canta, do realizador Tiago Pereira. Seguidamente, será projetado um episódio desta série, dedicado ao Baixo Minho.
Às 22h30m decorrerá um concerto pela Orquestra de Foles, uma banda da Associação Portuguesa Para o Estudo e Divulgação da Gaita-de-Foles.
A noite acabará em festa com os DJ's Gaiteirinho e Chega na Hora, no Carpe Diem Bar, a partir das 24h.

No sábado, dia 4 de fevereiro, entre as 14h e as 23h15m e no domingo, dia 5, entre as 14h e as 18h, haverá uma feira de construtores de instrumentos musicais, na Fábrica de Santo Thyrso.

Como já é habitual no evento, o sábado, dia 4 de fevereiro, será dedicado à realização de diversas oficinas de instrumentos e práticas musicais. Numa oficina de construção de instrumentos, os participantes terão a oportunidade de aprender a construir e a tocar canas rachadas, com a associação Terra Velhinha, da Azambuja. Além disso, decorrerá uma oficina de danças tradicionais que versará sobre chulas e viras, com ranchos do concelho e com o Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto. Haverá ainda outra oficina, sobre Cantos do Entrudo, com Nina Repas Gonçalves, do projeto Cardo Roxo, onde todos poderão participar com instrumentos e vozes. Além destas, haverá ainda diversas oficinas de execução de instrumentos: afinação de gaita-de-fole com Afonso Castro, gaita-de-fole com Tiago Morais da Orquestra de Foles e viola braguesa com Chico Gouveia.

Ao início da noite, às 21h, a Academia de Música de Chaves apresentará o Curso Técnico Profissional de Gaita-de-fole. Posteriormente, às 22h, atuará o Coro da Escola de Música Tradicional Cardo Amarelo, seguido de um concerto pela Escola de Gaitas da Ponte Velha. Finalmente, os participantes rumarão até à sede da Associação Amigos do Sanguinhedo onde se realizará uma foliada/jam session aberta a todos.

No domingo, dia 5 de fevereiro, a partir das 15h30m, atuarão dois ranchos do concelho. A tarde encerrará com um baile pela banda Chulada da Ponte Velha com Diana Azevedo, da Associação Popolomondo.

Inscrições nas oficinas: gaiteirosdapontevelha@hotmail.com

Informações: 917883031
Programa: https://www.facebook.com/palhetabendita
Comentarios (0) - Categoría: Novas - Publicado o 31-01-2017 13:49
# Ligazón permanente a este artigo
Chuza! Meneame
Deixa o teu comentario
Nome:
Mail: (Non aparecerá publicado)
URL: (Debe comezar por http://)
Comentario:
© by Abertal
free web counter

contador de malmequeriáns dende o 1 de marzo 2007








Galiza

Malmequer